
Atividade Física e Qualidade de Vida na Escola: Conceitos e Aplicações Dirigidos à Graduação em Educação Física
Ano publicação: 2008
ISBN: 978-85-98189-20-8
Editora: Ipes Editorial
O Grupo de Estudos da Atividade Física e Qualidade de Vida estruturou esta publicação que apresenta um conjunto de conteúdos dirigidos aos alunos do curso de Educação Física, na disciplina Atividade Física e Qualidade de Vida na Escola que ministramos na Universidade Estadual de Campinas.
Nossa experiência no desenvolvimento de programas de qualidade de vida em parceria com prefeituras municipais, permite-nos trazer à discussão aspectos de saúde e qualidade de vida, de escolares e da comunidade do entorno da escola, muito presentes nos dias atuais.
Este Livro-Texto estrutura um conjunto de conceitos e aplicações sobre a promoção da saúde e da qualidade de vida na escola, em temas muito presentes nos dias atuais como o desenvolvimento de habilidades para uma vida saudável, o estado nutricional e o crescimento saudável, a prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis, formas de avaliar a postura corporal, o consumo de drogas, ginástica laboral e controle do estresse para o trabalhador escolar, a implantação de hortas, qualidade de vida na terceira idade, adolescentes praticantes de atividades esportivas, a flexibilidade e aptidão física, a prevenção do alcoolismo na adolescência e também a construção do conhecimento e da autonomia para uma vida saudável.
Esperamos contribuir para a promoção da educação para a saúde e o ensino de habilidades para a vida, a estruturação de ambientes escolares saudáveis e para a promoção integrada da saúde, nutrição, lazer, atividade física e qualidade de vida.
Download por Capítulos
A Educação Física Escolar: Estímulo ao Crescimento e Desenvolvimento para uma Vida com Qualidade
Educação Nutricional e as Contribuições do Jogo na Educação Física Escolar
Estilo de Vida Ativo e Alimentação Saudável ao Longo da Vida: Prevenção de Doenças Crônicas
Programas de Promoção de Saúde para o Trabalhador Escolar: Ginástica Laboral e Controle do Estresse
Horta nas Escolas: Promoção da Saúde e Melhora da Qualidade de Vida
Atividade Física e Qualidade de Vida na Terceira Idade Também se Aprende na Escola
Flexibilidade em Escolares: Aptidão Física Direcionada à Qualidade de Vida
Promoção de Saúde na Escola: Prevenção do Alcoolismo na Adolescência
A Escola como Espaço da Construção da Qualidade De Vida