| Orientação | Pesquisa | Discente / Nível da Pesquisa (Iniciação Científica, TCC, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado, etc) | Contato | 
|---|---|---|---|
| Prof. Dr. Edivaldo Góis Junior | Educação do corpo e identidades brasileiras: representações sobre juventude e envelhecimento na construção da nação na década de 1930. | Edivaldo Góis Junior (Auxílio Regular FAPESP) | edivaldo@fef.unicamp.br | 
| O paradoxo está em jogo: as representações da mídia impressa sobre a seleção brasileira feminina de futebol na década de 1990 | Bruna Rafaela Esporta Fernandes (Mestrado) | brunarafaela_ef9@hotmail.com | |
| Práticas corporais e identidade nacional entre imigrantes italianos no Estado de São Paulo (1914-1938) | Igor Cavalcante Dói (Mestrado) | igorcavalcantedoi@gmail.com | |
| Sentindo pulsar o coração lusitano: os clubes e associações esportivas luso-brasileiras na cidade de São Paulo (anos 1930) | Samuel Ribeiro dos Santos Neto (Mestrado) | samuca_1990@yahoo.com.br | |
| Educação do corpo e identidade nacional: Uma comunidade imaginada a partir das Semanas de Educação no eixo Rio-São Paulo (1928 – 1935). | Leonardo Mattos da Mota Silva (Doutorado) | leomattosms28@gmail.com | |
| Educação do corpo e a escolarização do esporte em Campinas no início do século XX. | Rafael Stein Pizani (Doutorado) | rafaelspizani@hotmail.com | |
| Práticas corporais nos estabelecimentos educacionais salesianos: colégio salesiano santa rosa e liceu coração de jesus (1900-1930) | Diego Ferreira Lima (Doutorado) | diego.edfisica.ferreira@gmail.com | |
| Profª. Drª. Elaine Prodócimo | Concepções sobre o papel do professor de educação Física escolar: descrevendo e interpretando as teorias Subjetivas dos educadores | Mariella Brighenti Bortoluzzi (Doutorado) | http://lattes.cnpq.br/2345535415030037 | 
| Mediação Semiótica e jogo na perspectiva Histórico-Cultural em Educação Física no Ensino Fundamental I | Rogério de Melo Grillo (Doutorado) | http://lattes.cnpq.br/3406955208027254 | |
| Ética e Educação Física no ensino fundamental: ações-reflexões-proposições a partir das mídias | Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão (Doutorado) | http://lattes.cnpq.br/4746875873630875 | |
| O brincar/jogar em produção: estudo sobre o processo de significação em aulas de Educação Física escolar | Gabriel da Costa Spolaor (Mestrado) | http://lattes.cnpq.br/5732137273780456 | |
| Violência Escolar: Perspectivas de professores de Educação Física sobre as Escolas de Educação Integral de Campinas-SP | Ricardo Manoel de Oliveira Zambelli (Mestrado) | http://lattes.cnpq.br/3611919831333397 | |
| Convivência escolar: vamos jogar e brincar? | Daiani Larissa Maciel (Iniciação Científica) | http://lattes.cnpq.br/2418291897770605 | |
| Profª. Drª. Eliana de Toledo Ishibashi | Uma história da ginástica para todos no Brasil | Eliana de Toledo Ishibashi (Pós-Doutorado) | eliana.toledo@fca.unicamp.br | 
| Aspectos históricos acerca da ginástica acrobática no estado de São Paulo (2017-2018) | Giovana Vitória de Sousa (Iniciação Científica) | http://lattes.cnpq.br/5813787846303069 | |
| Perfil coreográfico das rotinas atletas de ginástica artísticas femininas no Jogos Olímpicos RIO 2016 (2017-2018) | Mateus Henrique de Oliveira (Iniciação Científica) | http://lattes.cnpq.br/4697561017764630 | |
| O ensino da capoeira por mestres e professores de capoeira (2017-2018) | Gabriel Moraes Ventura (Iniciação Científica) | http://lattes.cnpq.br/9760117806760149 | |
| O desenvolvimento de um traceur: apontamentos para uma proposta metodológica para o ensino do Parkour (2017-2018) | Gabriel de Andrade Novo (Iniciação Científica) | http://lattes.cnpq.br/1901345568828466 | |
| Perfil de formação dos gestores: perspectivas teóricas e da intervenção (2017-2018) | Rodrigo Lemes Soares (Iniciação Científica) | http://lattes.cnpq.br/4333951384922446 | |
| Apontamentos acerca do legado esportivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016: o papel dos pesquisadores em Educação Física e Esporte. (2017) | Lucas Lordello dos Santos (TCC) | http://lattes.cnpq.br/4839481180676063 | |
| Aspectos pedagógicos do Circo: iniciação aos aparelhos aéreos: trapézio e lira. (2017). | Tomaz da Cruz Almeida Dias (TCC) | ||
| Análise das mudanças na forma de torcer: um estudo de caso da Arena Allianz Park. (2017) | Marcos Vinicios Ribeiro Prandi (TCC) | http://lattes.cnpq.br/9752316436039705 | |
| Aspectos metodológicos para as composições coreográficas em ginástica para todos. (2017-2019) | Maria Letícia Abud Scarabelim (Mestrado) | http://lattes.cnpq.br/6783660020778495 | |
| A Ginástica Para Todos no SESC São Paulo: aspectos históricos e pedagógicos. (2017-2019) | Fabiano Bragantini Mastrodi (Mestrado) | http://lattes.cnpq.br/3380672864479229 | |
| Análise dos projetos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte: desde sua origem até 2014. (2016-2018). | Amanda Sousa do Nascimento (Mestrado) | amandanascimento18@hotmail.com | |
| O desenvolvimento da Ginástica para Todos no terceiro setor: um modelo de proposta de intervenção. (2016-2018) | Bianca Assumpcao (Mestrado) | http://lattes.cnpq.br/1381440754041512 | |
| A identidade dos floreios na capoeira. (2016-2020). | Lívia de Paula Machado Pasqua (Doutorado) | http://lattes.cnpq.br/2622485309393099 | |
| Análise da motivação de professores nas aulas de Educação Física Escolar. (2016-2020) | Cassia Maria Hess (Doutorado) | http://lattes.cnpq.br/0740564552564560 | |
| Profª. Drª. Helena Altmann | Educação esportiva e gênero em aulas de educação física: uma análise a partir da produção de conhecimento (2000-2016) | Helena Altmann (Pesquisa financiada pela FAPESP) | altmann@fef.unicamp.br | 
| Gênero e sexualidade na educação musical do brasil: uma análise qualitativo-relacional dos artigos de revistas e periódicos da base de dados Latindex. | Hugo Romano Mariano (Mestrado) | http://lattes.cnpq.br/7271733369810786 | |
| Uma mulher no esporte: diálogos e rupturas de Maria Ester Bueno | Giovanna Garcia Ticianelli (Mestrado) | gi_ticianelli@yahoo.com.br | |
| Diversidade sexual na escola: investigação numa escola pública de Salvador a partir da voz dos atores educacionais | Manuela Azevedo Carvalho | http://lattes.cnpq.br/2624255731353972 | |
| Educação infantil e as masculinidades: escutando as trajetórias dos diferentes sujeitos | Mariana Kubilius Monteiro (Doutorado) | http://lattes.cnpq.br/3227096849831055 | |
| Esporte universitário: educação esportiva e expressões de gênero e sexualidades dissonantes | Gabriela Feltran Ferreira | http://lattes.cnpq.br/9874072789120354 | |
| Profª. Drª. Laurita M. Schiavon | Mapeamento do desenvolvimento da Ginástica no Brasil | Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima (Doutorado) Kássia Mitally da Costa Carvalho (Mestrado) | leticia_queiroz@hotmail.com | 
| Pesquisa ação: planejamento e discussões pedagógicas do treinamento de ginastas/Formação de treinadores | Daniela Bento Soares (Doutorado) Douglas Silva (Iniciação Científica) | http://lattes.cnpq.br/0492564613604118 | |
| Formação esportiva de atletas e História Oral | Bruna Locci (Doutorado) Cleber Gonçalves Tamagusuku (Mestrado) Isabella Clara Eleonora De Sordi (IC) | brunalocci@gmail.com http://lattes.cnpq.br/0028023895707676 | |
| Aspectos pedagógicos do ensino da ginástica | Andrea Desidério (Doutorado) Camila Sanchez Milani (Mestrado) Júlia Couto (TCC) Débora Svizzero (IC) Carolina Godoy (TCC) Douglas Silva (TCC) | http://lattes.cnpq.br/3137073387917708 http://lattes.cnpq.br/1164748672210559 | |
| Prof. Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto | Coletividade na Ginástica para Todos (2017-2018) | Fernanda R. Menegaldo (Mestrado) | http://lattes.cnpq.br/9301283237600840 | 
| O ensino da Ginástica acrobática na Escola | Laura Tostes (TCC – Iniciação Científica) | http://lattes.cnpq.br/0022978891362670 | |
| A acrobacia na formação de atores: um estudo sobre o Conservatório Carlos Gomes | Murilo Toledo (TCC) | http://lattes.cnpq.br/3175163504428689 | |
| O ensino das atividades circenses na educação física escolar – o caso do ensino fundamental | Leonora S. Cardani e Gilson Rodrigues (Mestrado) | http://lattes.cnpq.br/0029924838471182 | |
| Prof. Dr. Mário Luiz Ferrari Nunes | A cultura do forró universitário em Campinas | Ricardo Zambom (TCC) | |
| As formas de marcação da identidade presentes na prática do Taekwondo em uma ONG | Gizeli Pereira (TCC) | gizeli.pereira1@gmail.com | |
| A produção de códigos culturais no Hip Hop na periferia de Campinas | Gustavo Santana (TCC) | ||
| As relações entre os documentos oficiais curriculares e as políticas de contratação de professores de EF por parte da SME Campinas | Maísa Ferreira | http://lattes.cnpq.br/9980806279248064 | |
| As forças que produzem o obeso como corpo abjeto no currículo de formação inicial da FEF/Unicamp | Paloma Lisboa (TCC) | ||
| Os rastros da formação inicial em EF nos egressos da FEF/Unicamp na docência da educação básica | Mário Luiz Ferrari Nunes | mario.nunes@fef.unicamp.br | |
| Os efeitos dos ditos e dos não ditos produzidos pelo currículo da SME de Jaguariúna a respeito da capoeira | Marcelo Prado Júnior | http://lattes.cnpq.br/0604096899809510 | |
| Prof. Dr. Odilon José Roble | O movimento como poder: imagens de acorrentamento no mito grego. | Jéssica Bonvino e Silva | http://lattes.cnpq.br/2057034709977839 | 
| Princípio de Individuação em Schopenhauer e Processo de Individuação em Jung: aplicações para o corpo e o movimento. | Natacha Miyuki Camillo Reis Takahashi | http://lattes.cnpq.br/4220234757475631 | |
| Ética e Educação Física: o conceito de justo meio de Aristóteles na atuação profissional. | Paulo Augusto Boccati | http://lattes.cnpq.br/4699078902543976 | |
| Análise da dança de rua a partir da filosofia da sensação de Cristoph Türcke. | Brenda Moreira de Paula (TCC) | ||
| Fenomenologia do espaço e jogos esportivos coletivos: corporeidade e conhecimento. | Marcus Vinícius Simões de Campos (Doutorado) | http://lattes.cnpq.br/0829010705250836 | |
| Roda da feira e a tentativa de retorno ao dionisíaco. | Renan Almeida Barjud (Mestrado) | http://lattes.cnpq.br/0370156078132870 | |
| Corpo na Educação Física a partir da filosofia de Friedrich Nietzsche. | Alex Natalino Ribeiro (Mestrado) | http://lattes.cnpq.br/1015630373117815 | |
| A transvaloração dos jogos no contexto grego antigo: da força ativo do Ethos para o ressentimento de Pathos. | Fidel Machado de Castro Silva (Doutorado) | http://lattes.cnpq.br/2287881941982423 | |
| Plateia invisível: a formação de público para a dança | Flávia Brassarola Borsani Marques (Doutorado) | http://lattes.cnpq.br/1195053062026963 | |
| Relação entre Apolo, Dioniso e as manifestações corporais do Carimbó na tradição brasileira. | Patrícia Cassese Ribeiro (TCC) | http://lattes.cnpq.br/2454212518070289 | |
| O corpo em Freud: sobre o narcisismo. | Gabriella Elaine Fagundes de Carvalho (Mestrado) | http://lattes.cnpq.br/3837023246716037 | |
| Mito grego, filosofia e estética aplicadas ao corpo e o movimento. | Odilon José Roble | http://lattes.cnpq.br/1778627834013870 | |
| Profª. Drª. Olívia Cristina Ferreira Ribeiro | Megaeventos esportivos: os legados e impactos dos jogos olímpicos 2016 e suas relações com a educação física | Gabriela Soares Bassora (TCC) | |
| Profª. Drª. Silvia Cristina Franco Amaral | O PNUD e as políticas públicas de esporte e lazer no Brasil | Bruno Modesto Silvestre (Doutorado) | modesto.b@gmail.com | 
| Juventudes e Medida Socioeducativa na cidade de Campinas: um olhar dos agentes pedagógicos sobre as práticas de lazer. | Dayane Ferraz Lacerda Trentin (TCC e Iniciação Científica) | dayatrentin@hotmail.com | |
| A Educação Física no PSE – Programa Saúde na Escola | Marco Aurélio Paganela (Doutorado) | marco.paganella@uniitalo.edu.br | |
| A Copa do Mundo como Política Pública: 1950 e 2014 | Simone Gonçalves Paiva | simone.gpaiva@yahoo.com.br | |
| Prof. Dr. Sérgio Settani Giglio | Uma análise histórica da formação dos Jogos Olímpicos dos trabalhadores (1894-1925) | Sérgio Settani Giglio (Auxílio Regular FAPESP) | sergio@fef.unicamp.br | 
| Uma análise histórica dos congressos do COI (1894-1914) | Jean dos Santos Mantovani (IC) | http://lattes.cnpq.br/3619000325901535 | |
| Análise dos jogos dos cinco clubes do Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro da Série A 2017 | Gabriel Bernardo Monteiro (TCC) | http://lattes.cnpq.br/4708770011086814 | |
| Reflexão sobre o ensino do Futebol Americano e o método de ensino de esportes coletivos de Júlio Garganta | Renan Schroter (TCC) | http://lattes.cnpq.br/6776795438529640 | |
| Fifa, da criação à primeira Copa do Mundo | Guilherme Martins (TCC) | 

