A FEF-Unicamp celebra a aprovação do financiamento do projeto “Circus consensus for the improvement and recognition of circus education” pela Comissão Europeia (Project ID 101242949 – Programme ERASMUS EDU-2025 CB-VET-LA European Commission), que envolve diferentes entidades e organizações internacionais. A Unicamp participa por meio do Grupo de Pesquisa de Circo (CIRCUS), liderado pelo Prof. Dr. Marco A. C. Bortoleto, um dos parceiros da pesquisa.
O grupo CIRCUS será responsável pela pesquisa e análise de currículos de circo disponíveis internacionalmente, além de organizar dois grandes encontros na Unicamp, previstos para os anos de 2026 e 2028, voltados à temática da educação circense.
O projeto é o maior já aprovado pela Comissão Europeia nessa área, com financiamento superior a 400 mil euros para três anos de pesquisa. O termo foi assinado pelo Reitor da Unicamp, tendo a FUNCAMP como entidade gestora. A iniciativa representa um passo importante no fortalecimento do processo de internacionalização da Unicamp.
Como efeito imediato, uma docente e uma pós-doutoranda da South Denmark University (SDU), interessadas em colaborar no projeto, já anunciaram a intenção de realizar uma estância na Unicamp no segundo semestre de 2026.
Entidades parceiras:
- European Youth Circus Organisation – Bélgica/Inglaterra
- Ministerio de las Culturas, las Artes y los Saberes – Colômbia
- Federación Española de Escuelas de Circo Socio Educativo (FEECSE) – Espanha
- Asociación Circo Chile – Chile
- Red Ecuatoriana de Circo Social Tejido de Circo Social – Equador